O nome maçonaria provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry, que significa "construção". Especula-se que ela teria nascido do trabalho dos construtores de catedrais medievais, que organizavam-se criando sua própria sociedade, a então maçonaria operativa. Estes pedreiros deslocavam-se continuamente de canteiros em canteiros (lodges), livres da autoridade das corporações e da nobreza e da Igreja, e sem compromisso de pagarem impostos. Por isto, o nome de "pedreiros livres" (freemasons ou franc-maçon), cuja importância se desenvolveu do século 12 ao 14.
A transição desta "maçonaria operativa" para a "maçonaria especulativa" (forma como esta organização apresenta-se hoje) dá-se de forma imperceptível. As Lojas de maçons operativos foram progressivamente recebendo membros que não pertenciam ao ofício da construção (membros da nobreza, burguesia e clero), que eram chamados de "maçons aceitos", e que podiam participar de suas discussões após serem iniciados.
No início do século 18, surge a franco-maçonaria moderna, que exerceu influência internacional no pensamento das sociedades modernas, difundindo-se principalmente, nos países anglo-saxônicos. Outro fato importante que influencia a maçonaria neste mesmo século é a tendência à universalidade, que se manifesta por uma abertura muito próxima aos pensamentos dos Iluministas, caracterizados pelo respeito à tolerância e à fraternidade.
http://www.triada.com.br/filosofia-e-cultura/sociedades-secretas/aq180-242-223-1-maconaria-para-iniciantes.html
Os Illuminati teriam influenciado alguns dos acontecimentos mais importantes da História, escondido códigos cifrados nas notas de dólar e almejariam, simplesmente, dominar o mundo. Saiba mais sobre essa sociedade cheia de poder e mistérios
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Maçonaria para iniciantes
Envoltos em uma aura de mistério, os maçons vêm alimentando a imaginação dos curiosos ao longo de séculos. Entenda agora o que realmente é essa irmandade, qual seu verdadeiro objetivo e como se dá a entrada de novos membros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário