Orkutei.com.br

Confira mais figuras de Borboletas no www.orkutei.com.br

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Satélite da NASA extinta a queda para a Terra nesta semana

The seven-ton Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) is deployed by the Space Shuttle Discovery (STS-48) in this NASA handout photo dated September 1991.  REUTERS/NASA/Handout/Files


(Reuters) - A NASA extinta ciência satélite deve cair de volta à Terra na sexta-feira, detritos tomar banho em algum lugar do planeta, embora os cientistas não podem prever exatamente onde, disseram autoridades.


Os 6,5 ton-Satélite de Pesquisa da atmosfera superior, ou SRVAS, foi colocado em órbita durante uma missão de ônibus espacial em 1991. Operou-se por 14 anos, recolhe dados de medições de ozônio e outras substâncias químicas na atmosfera.


Desde a conclusão de sua missão em 2005, SRVAS foi lentamente perdendo altitude, puxou pela gravidade da Terra. Na sexta-feira, os 35 metros de comprimento, diâmetro de 15 pés (10,6 metros de comprimento, 4,5 metros de diâmetro) de satélite é esperado para mergulhar na atmosfera, a NASA informou em seu website.


Enquanto a maioria das naves espaciais serão incinerados, os cientistas esperam até 26 peças, com uma massa combinada de cerca de 500 kg para sobreviver à reentrada escaldante e cair em algum lugar na Terra.


Órbita do satélite passa sobre a maior parte do planeta, desde o norte até o norte do Canadá para a parte sul da América do Sul.


A Nasa disse que a chance de um pedaço de escombros SRVAS vai atacar uma pessoa é de uma em 3.200. Os detritos vão cair na maior parte provável em um oceano ou da terra em uma região desabitada da Terra.


Satélites tão grande quanto atmosfera SRVAS re-entrar Terra uma vez por ano.


A Nasa disse que não houve relatos de mortes ou ferimentos em pessoas de destroços.


O maior pedaço de destroços de SRVAS deverá ser cerca de 151 kg, diz Nicholas Johnson, cientista-chefe do escritório da NASA Orbital Debris Programa no Johnson Space Center, em Houston.


A partir de domingo, SRVAS estava em 215 km por 240 km de órbita alta ao redor da Terra. Re-entrada é esperado algum tempo na sexta-feira, embora possa acontecer o mais cedo quinta-feira ou tão tarde quanto no sábado.


A agência está postando atualizações em seu site www.nasa.gov / SRVAS.


(Reportagem de Kevin Gray e Osterman Cynthia)


http://mouselink.visibli.com/share/bx9yDp

Nenhum comentário:

Postar um comentário