Quando sites como Wikipedia e Reddit se uniram para uma grande blackout 18 de janeiro, o impacto foi sentido por todo o caminho para Washingtonn DC O apagão teve legisladores execução da legislação anti-pirataria controverso, SOPA e PIPA, que os críticos disse que a liberdade ameaçada em linha de discurso .
Infelizmente para os defensores da liberdade de expressão, a censura ainda é uma ameaça séria.
Poucas pessoas ouviram falar da ACTA, ou do Acordo de Comércio Anti-Contrafacção, mas o disposto no acordo são tão perniciosas quanto qualquer coisa que vimos na SOPA. Pior, o acordo abrange praticamente todos os países do mundo desenvolvido, incluindo todos os da UE, os Estados Unidos, Suíça e Japão.
Muitos desses países já assinaram ou ratificaram, e as engrenagens ainda estão girando. O tratado foi negociado secretamente nos bastidores, com os burocratas não eleitos a trabalhar estreitamente com os lobistas da indústria de entretenimento para elaborar as disposições do tratado. O governo Bush iniciou o processo, mas a administração Obama tem agressivamente-lo.
Na verdade, nós já assinaram o tratado. Tudo o que precisa agora é a ratificação do Senado. O momento de parar o tratado é agora, e talvez seja necessário um apagão de internet segundo mundial para chamar a atenção para ele.
ACTA ignora as leis soberanas das nações participantes, forçando ISP em todo o mundo a adotar estas medidas draconianas.
Pior ainda, ele vai muito além da internet, reprimindo os medicamentos genéricos e fazer patentes de alimentos ainda mais radical do que eles estão impondo um padrão global sobre patentes de sementes que ameaça os agricultores locais e da independência dos alimentos em todo o mundo desenvolvido. Eu terei mais sobre o acordo, uma vez que emerge. Mas, para resumir rapidamente, ACTA contém disposições globais IP como restritivas ou pior do que qualquer coisa contida na SOPA e PIPA.
ACTA abrange praticamente todo o mundo desenvolvido, ameaça a liberdade da internet, bem como o acesso aos medicamentos e alimentos. A ameaça é tão real para os países não envolvidos no processo como próprios signatários.
ACTA já foi assinada por muitos países, incluindo os EUA, mas exige a ratificação no parlamento da UE e do Senado dos EUA.
Toda a monstruosidade foi negociado a portas fechadas e mantida em segredo do público. Tecnocratas, em dívida com os bolsos cheios do lobby de entretenimento, ter mascarado o acordo por trás do nome impróprio de "anti-falsificação", quando na verdade ele vai muito, muito mais longe.
Se você pensou que iria quebrar o SOPA internet, ACTA é muito pior. E poderia se tornar lei em toda a economia global sem tanto como um murmúrio de oposição.
Pior ainda, não está sozinho. Mesmo disposições mais restritivas existem em outro acordo comercial a ser martelado por várias nações.
De acordo com a Electronic Frontier Foundation, existem "outros acordos plurilaterais, como o Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP), que contém um capítulo sobre a aplicação da IP que teria signatários Estado adoptar medidas ainda mais restritivas de direitos autorais do que ACTA. Da mesma forma, as negociações sobre TPP também são realizadas em segredo e com pouca supervisão por parte da sociedade pública ou civil. Estas iniciativas, negociada sem a participação da sociedade civil ou do público, são uma afronta a uma ordem mundial democrática. FEP continuará vigilante contra estas iniciativas internacionais que ameaçam sufocar a criatividade, inovação e liberdade de expressão, e vai ficar com Edri, FFII, La Quadrature du Net e nossos outros UE organizações companheiro de viagem em sua campanha para derrotar o ACTA no Parlamento Europeu em janeiro. "
A economia global precisa ser visto como separados dos países que compõem a comunidade global de estados. Sociedade civil e uma economia de livre global não são a mesma coisa que o bicho-papão tantas vezes referido simplesmente como "globalismo".
O livre fluxo de bens e informações é tanto ameaçada pelo aparelho do Estado global, como é ajudado por ela, e as indústrias com uma investida interessados em manter o status quo através de medidas protecionistas draconianas estão agora ameaçando a última fronteira da economia verdadeiramente livre.
Ameaçando a internet e liberdade de expressão, a indústria do entretenimento ameaça a sua própria existência. Mas apenas com lucros a curto prazo em mente, isso não vai impedi-los.
Sim, nossos legisladores fugiu da SOPA e PIPA, quando a situação ficou crítica, mas eles têm ACTA para voltar a cair. Notavelmente, alguns deles estão se manifestando contra esse tratado ainda mais perigoso. Não é de surpreender uma das vozes solitário de dissidência é o senador Ron Wyden (D-OR), que se pronunciou contra o tratado.
"Pode ser possível para os EUA para implementar ACTA ou qualquer outro acordo, uma vez validamente celebrados, sem legislação se o acordo não exige nenhuma mudança na lei dos EUA ", escreveu ele." Mas, independentemente de se o acordo exige mudanças na lei dos EUA ... o poder executivo não tem autoridade constitucional para inserir um acordo internacional vinculativo que abrange questões delegada pela Constituição à autoridade do Congresso, aprovação do Congresso ausente. "
Mesmo a participação dos EUA ausentes, no entanto, todos nós devemos estar preocupados com as implicações deste e outros acordos comerciais sobre a economia global, os efeitos da ondulação que atingiria a todos nós, independentemente da localização geográfica.
Lembre-se, quando um dessas contas ou acordos de comércio cai, outro sobe para tomar seu lugar. ACTA tem estado em obras durante vários anos. SOPA quase transformado em lei sem oposição. A ameaça para a sociedade civil não está indo embora.
Se você se preocupa com a liberdade de expressão, ou se você tiver participado de protestos SOPA, por favor, ajudar a espalhar a palavra sobre o ACTA. Você pode assinar uma petição para impedi-lo aqui .
https://wwws.whitehouse.gov/petitions#!/petition/end-acta-and-protect-our-right-privacy-internet/MwfSVNBK
http://looking4thetruth77.blogspot.com/2012/01/if-you-thought-sopa-was-bad-just-wait.html?spref=tw
Nenhum comentário:
Postar um comentário