Ainda não terminada, a torre do novo World Trade Center - construída para substituir as antigas Torres Gêmeas após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 - se tornará nesta segunda-feira a estrutura mais alta de Nova York, superando os 381 metros do deck de observação do Empire State Building, construído em 1930.
No próximo ano, quando estiver concluído, o One World Trade Center, atingirá um total de 541,3 metros e 104 andares. O prédio será mais alto do que as próprias Torres Gêmeas, que tinham 417 metros de altura e foram derrubadas durante os atentados terroristas de 2001, matando quase 3.000 pessoas.
Quando pronto, o novo World Trade Center poderá ser classificado como o prédio mais alto do hemisfério ocidental. Porém, o mais alto do mundo continuará sendo o Burj Khalifa, em Dubai, com seus 828,1 metros.
Novo World Trade Center terá tecnologia antiterrorista
O novo World Trade Center também terá sensores infravermelhos e de calor, capazes de detectar explosivos e radiação. Além disso, a agência pública proprietária do novo arranha-céu que está sendo construído no local das antigas Torres Gêmeas deve usar computadores que vigiam movimentos para encontrar atitudes suspeitas e alertar a polícia. Ainda de acordo com o New York Post , entre as condutas irregulares estão desviar-se de caminhos frequentes ou seguir contra o fluxo de pedestres e depositar um pacote ou uma bolsa em um local não indicado para essa função. "O que estamos fazendo aqui nunca foi feito antes", explicou um funcionário da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
O sistema de segurança do novo WTC estará conectado à rede de câmeras e sensores já montada pela polícia de Nova York no sul de Manhattan e está sendo desenvolvido pela Behavioral Recognition Systems, empresa que instalou aparelhos similares para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. "Nosso programa está anos-luz à frente das câmeras de segurança tradicionais supervisionadas por vigilantes noturnos", declarou ao jornal o presidente da companhia, John Frazzini. Ele também afirmou que o sistema não armazenará dados pessoais e não prevê a instalação de câmeras em lugares privados, como os banheiros.
Segundo as autoridades, o novo World Trade Center estará operacional em 2013. As obras no chamado "marco zero" foram atrasadas devido às divergências entre a agência pública proprietária do terreno e a imobiliária responsável pela contrução. O custo final da obra ultrapassou a previsão incial de 11 bilhões de dólares e deve chegar aos 15 bilhões (quase 26 bilhões de reais).
(Com agência EFE)
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/novo-world-trade-center-tera-tecnologia-militar-antiterrorista-diz-jornal
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/world-trade-center-se-torna-o-maior-predio-de-nova-york--2
Nenhum comentário:
Postar um comentário